- Área: 43 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Quang Tran
-
Fabricantes: AnCuong, TAICERA, TOA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência ANHS está localizada na zona residencial recentemente desenvolvida no subúrbio de HCM City. Por estar cercada por ervas daninhas e canais, ela se torna um lugar com muitos insetos, isso afeta negativamente as atividades diárias dos habitantes, tornando-os dependentes da rede mosquiteira. Esse desafio cria uma oportunidade para o arquiteto projetar um local que se adapte ao ambiente que o rodeia.
A casa foi feita para uma família de 3 gerações (avós, filhos e netos), em meio à uma área residencial tranquila. Nosso projeto precisa de ventilação para aproveitar o fluxo de ar, mas ao mesmo tempo evitar insetos.
A prioridade dos arquitetos não foi apenas projetar ambientes totalmente equipados, mas também uma experiência com espaço, luz e vento dentro da casa. Nosso conceito apresenta um espaço aberto nas dimensões horizontais e verticais da casa, aproveitando a luz natural e o vento, essenciais em um ambiente verde e espaçoso.
O desenho libera horizontalmente o espaço do pavimento inferior e superior. No inferior há a continuação da sala de estar e da sala de janta. Já a parte superior é completamente liberada como um pátio interno e a sala se torna um cubo que flutua no espaço.
A fachada principal da casa é a forma das vigas de concreto que são protegidas do lado de fora com a função de bloquear chuva e sol, que também, em um nível multifuncional, servem para sentar ou para colocar os bonsai da família. A combinação de tijolos ocos que permitem a ventilação e a malha à prova de insetos cria uma proteção de membrana, como uma enorme rede mosquiteira que cobre as atividades familiares internas.
Finalmente, neste projeto, queremos expressar novos conceitos no pensamento arquitetônico, todos de acordo com o contexto local.